maandag 16 september 2013

"Leitura de uma carta antiga de amiga para amiga"


Emoção é ler uma carta escrita por uma grande amiga em 1996. Sábado passado, revirando os meus álbuns de fotografias, encontrei uma singela carta escrita por Soraia. Minha amiga linda, cuja a história de vida, se identificava com a fase da qual eu vivia na época. Éramos duas brasileiras recém chegadas na terra dos moinhos, vivendo numa pequena vila próxima a Amsterdã.
Em 1996 não se via muitos brasileiros por aqui. Sem contar que ainda não havia internet. A era virtual estava apenas começando.

Eu e Soraia vivemos excelentes momentos juntas. Ambas conheceram os seus respectivos holandeses no Estado do Rio. Eu na capital, e ela, em Mangaratiba, próximo a Angra dos Reis.
Eu conheci o Gerard em 93 no sambódromo no dia em que a Salgueiro desfilou. E que nesse ano, se fez campeã do carnaval.
Ela conheceu o Willem na praia, enquanto bordava fantasias de carnaval para as filhas.

Como não acredito que nada acontece por acaso, o meu encontro com a Soraia não foi por acaso...


Hoje, depois de quase 20 anos, me emociono ao ler essa carta que expressa um sentimento forte entre amigas.


Levo comigo a certeza de que a amizade verdadeira acontece raramente, mas quando há amor, nada destrói a união entre duas pessoas. Aprendemos a lidar como uma cultura diferente da nossa. Fomos flexíveis em alguns pontos que nos desafiaram, por exemplo, a maneira direta dos holandeses falarem e lidarem uns com os outros. Percebemos desde o início, de que cultura, a gente se adapta, e procura a acrescentar, o que tem de bom na nossa própria cultura. E jamais a confronta.

Por coincidência ou não, eu e Soraia somos mães de duas meninas. Ambas tiveram duas cesarianas, num prazo de 14/15 meses de uma para outra. Atualmente, Soraia é vovó, e voltou para a sua cidade natal. As suas duas filhas voltaram para Mangaratiba.
Eu vivo na Holanda, minhas filhas estão com 15 e 14 anos, e são super orgulhosas do Brasil, e da cultura que a mãe lhes ensinou.

Fico contente em olhar para trás, e ter a sensação maravilhosa em saber o que é amizade. Sim, amizade com todas as letras.
Já tinha tido a oportunidade de ter uma outra grande amiga na minha adolescência: Jane. Ela é uma amiga para sempre...E Soraia foi o meu 2o presente chamado amiga! Sim, aqui ganhei mais 3 amigas que eu amo! Essa experiência é única! É intransferível. Faça sol, faça chuva, tempestade, ventania ou dia comum, a amiga estará ali, guardadinha dentro do peito. A vida vale muito mais a pena, quando o amor entre amigas desabrocha, e nunca morre...

Te amo, Soraia! Mesmo distantes, somos eternas amigas... até depois da morte... você sabe,né?!

woensdag 11 september 2013

"Se Ele existe, Ele está dentro de Você"


Se Ele, Deus, existe, não tenho dúvida, Ele está dentro de você!Deus está com você! Deus anda comigo! Deus caminha com você!
Deus é a energia mais pura que mora na essência de cada um de nós...

Não requer explicação, não precisa questionar, basta sentir...Perceber que há um fluido natural em cada um de nós. A exploração desse fluido é feita no decorrer da vida de cada pessoa. Alguns o percebe facilmente, às vezes, ainda na 1a infância.
Outros levam anos para sentir fortemente a leveza desse "invisível"ser que vive nas nossas entranhas espirituais. E alguns, não a tem, nunca. Ou talvez depois da morte, mas ninguém sabe afirmar como é o depois...

Deus é energia na sua forma impregnada. Essa força maior não se perde, apenas aprende a se revelar...
Então, na medida que nos evoluímos espiritualmente, aparecemos, desembaçamos as lentes do amor para a nossa alma.
Embora, muitos não conseguem ter uma visão nítida de uma realidade invisível, porém infinitamente bela.

Hoje faço festa com os meus pensamentos. Atinjo os seres que se foram repentinamente em Nova York, no atentado do dia 11 de setembro. Se passaram 12 anos, mas as marcas tristes dessa tragédia mexeram com o mundo. Imagina quantos homens avistaram Deus, segundos após as explosões. Acredito seriamente que momentos trágicos como desse dia, elevam as vítimas em fração de segundos, numa energia ligada a Deus. Uma energia mística que une a alma com o corpo. O sofrimento é indescritível, mas ao meu ver, a dor insuportável ajuda à proximidade da matéria com a aura. Penso que esses seres humanos viveram uma experiência divina, transparente à leveza, inversamente desproporcional à amargura bruta e contínua. Minhas lembranças se voltam àquelas pessoas que se foram de uma hora para outra. Algumas prontas a enxergarem à morada secreta de Deus.
Secreta é somente a morada, onde ninguém pode a definir, antes da morte... Porque Deus é o Ser que se foi, a diferença que eles tocaram na mão Superior, que somente existe depois da partida. A morada de Deus é lá, no fim do arco-íris, onde só enxerga quem largou o corpo nesse planeta. Somos Deus! Somos seres de luz. Apenas existem sintonias diferentes de como ver o Deus em si próprio. Alguns a enxergam bem iluminadas, fortes, quase transparentes, porém densas de prazer e emoção. Outros a vêem apagadas, quase imperceptíveis, mas sabemos que ela existe...


Peço que a sintonia nos encaminhe para a luz maior capaz de alcançar a eternidade.
Antes precisamos viver intensamente, o Deus, presente na luz pessoal. O depois, a luz é outra. A transparência é lúcida, porém intocável aos olhos, mas observadas pelos sentidos do agora. E o Agora, é a melhor opção para o momento presente. Não cabe a nós descobrirmos o lado misterioso. Vamos saber na hora certa. Assim como as vítimas do dia 11 de setembro, o descancararam para uma outra Vida, no Além...Saúde Espiritual a todos eles.

maandag 9 september 2013

"Um pouco triste"


Sentir-se triste com o que somente você sabe, é ruim. Sou alegre, curto a vida, mas tem hora que me perco...
Não tenho vontade de nada, apenas ficar deitada dormindo...
Sair para uma boa caminhada, respirar novos ares, ajuda,e é gostoso. Assim como escrever o meu blog, que é o meu canto, onde posso escrever os meus sentimentos para mim mesma.

Não peço elogios aqui, escrevo para fazer bem a minha alma. Não peço nada em troca. Acho que quem ler as minhas palavras, lêem espontaneamente. Não preciso ficar me pontuando aqui nesse espaço. E é justamente por isso que estou aqui.
Sempre resisti em fazer um blog por essa razão, a exposição, e a cada nova postagem sujeita à criticas.

Essa semana estou triste, e sei que vai passar, pois me conheço. E se estou triste, é porque tenho motivos.
Embora tenho mil outros motivos para me sentir feliz.
A vantagem é que sou uma pessoa que não precisa de muito para se fazer feliz!Sim, fazer, pois acredito que felicidade a gente a constrói. Mesmo tudo, mas tudo estando desmoronado, sem esperança.
Muito, mas muito pouco me dá alegrias incríveis...Através desse pouco, construo bons sentimentos.

Vai tristeza, passa logo, quero sorrir com vontade.






woensdag 4 september 2013

"Terapia para homens"


Eu juro que se a mim fosse conveniente, eu abriria uma nova modalidade de terapia especialmente aos homens, e mais especificamente, ligada aos homens holandeses. Afinal moro há quase duas décadas no país das tulipas e tamancos, sei falar da raça aqui na sua maioria, dessa nacionalidade. Quanto aos homens brasileiros, eu seria uma negação em termos de identificação de conceitos e práticas sexuais com as respectivas esposas, digamos assim.

O fato é que devido ao grande número de separações, acompanhadas por perto, aqui na vila em que eu moro, resolvi observar com mais atenção, o por quê os casais resolvem não manter mais uma vida a dois.
É totalmente visível o comportamento das holandesas perante aos homens, principalmente, os nascidos nos países baixos.
Dá para perceber que elas constantemente disputam lugares, e querem 100% de igualdade em relação a eles.
Pra começar, até pelo próprio corte de cabelo delas: quase sempre muito curtos, tipo joãozinho.
A guerra é brava, embora para quem conhece de verdade a sociedade holandesa, sabe o tanto que existem mulheres que optam por trabalhar menos, de 2 a 3 vezes por semana, e o resto dos dias da semana, investirem na maternidade.
A emancipação feminina por aqui cresce gradativamente, mas ainda está longe de fugir da submissão escondida nas feições femininas. No fundo, parece que elas gostam desse tipo de cultura de doméstica, do lar, que impera na nação.

Eu compreendo que a mulher holandesa, falo dela especificamente, pois das 10 últimas separações consolidadas aqui, 7 foram de casais holandeses. Eu acredito sinceramente que o motivo maior para os casais se separarem, é a falta de sexo. A mulher arruma um outro, porque dentro de casa, fica a ver navios por semanas seguidas. Confesso que desconfio que também são elas, as maiores responsáveis por essa situação.Depois que se tornam mães, direcionam o carinho apenas para os filhos. Não buscam inovar, no sentido sensual da palavra. Além de buscarem lutas pelos direitos, largando os maridos à seca. Fora a distância, frieza de comportamento já conhecida.

Por outro lado, os homens holandeses não são nada santos. Ao contrário, uns seres acomodados, e que não dão importância a palavra sagrada dentro de um casamento: SEXO! É porque, ao meu modo de pensar, mais de 60% entre uma relação, é intimidade na cama.
Agora você pergunta: -"Você é casada há 17 anos com um holandês, ele também se encaixa nesse parâmetro?".
Eu te respondo: - Não, eu o moldei a "la brasileira". E vou mais longe, acho que ficaria rica, se eu resolvesse abrir uma espécie de "terapia para homens holandeses", que se encontram no fundo do poço com a esposa. Eu iria moldar esse homem exatamente de como tem que ser quando sua mulher, for uma holandesa. A verdade é que eu já saquei qual é a delas...
Claro, terei que usar a manha da autora do filme "50 tons...", cuja idéia é fazer com que o homem saiba transformar a relação com a sua parceira baseada em sadomasoquismo. Me diz, que mulher não gosta de um pouco de sadomasoquismo?

Então, as minhas sessões de terapia, poderiam ser administradas com até 5 homens na sala. No início seria difícil, mas aos poucos eles iriam se soltar, trocar experiências entre eles. Ensinavam-os os pontos fracos das mulheres. Como e quando agradar a esposa. A terapia mostraria o valor que há na técnica de reconquistar a esposa dia-após-dia. Os elogios, a cordialidade, as falas sensuais atraiem qualquer santa. É certo de que os homens terão que investir nesse projeto, porque ainda acreditam na boa saúde da relação.Os holandeses costumam ser ótimos pais, mas falham muito no quesito amantes. Precisam de uma forcinha externa, e nada como uma mulher observadora para agir como professora no assunto. As aulas ainda estão sendo programadas, tenho algumas vagas. Você conhece algum holandês que está a perigo de se separar? Então, dê-lhe a dica sobre a minha pessoa, ainda há solução para o problema.

"Tempos de infância"



Oh saudade da infância lá na minha cidade. O sabor de jabuticaba pêga no pé. As mangueiras com as mangas mais deliciosas da face da terra. As subidas nos pés de goiabas vermelhas, as preferidas. O abacateiro situado bem em frente a nossa casinha/barracão. Os banhos de mangueira. Oh delícia!

Pés no chão, cachorros vira-lata latindo, as broncas e gritos da nossa querida avó. As galinhas que vez ou outra, iam parar no nossos pratos. Os docinhos de leite feito por essa dama linda na nossa vida: vovó Noemi! Os encontros da família toda numa tarde ensolarada. Os teatros infantis que produziamos com muito amor. O prazer em encostar o dedo na árvore, no meio do jardim, que soltava um mel.

O parabéns cantado com gosto por cada um de nós. O pedaço do bolo feito pelas mãos suaves da tia Clementina.
Sem falar da Maria, a outra tia generosa que a vida nos presenteou.

As mangueiras não existem mais, as goiabeiras foram substituidas por um grande estacionamento. O abacateiro foi cortado, e se foi. O galinheiro deu lugar ao cimento, a pedra bruta. Os cachorros já há anos não se ouvem mais...
Vovó partiu para uma outra dimensão, carimbando de vez as boas lembranças guardadas em nossas mentes. Tia Clementina deixou saudade na memória das sua pura afinidade com a culinária, e a sua delicadeza em saber servir bem. Tia Maria faleceu velhinha, brotou alegrias nos nossos corações.

Ah não posso esquecer do herói da família. Aquele que sempre trabalhou em função dos filhos e netos. Esse senhor deixava de viajar, economiza nas compras pessoais, sempre pensando na sua prole. No prazer a oferecer para o seu semelhante. O grande cara: Sr. Júlio Murta. A quem devemos o que somos hoje, como pessoas de caráter, e que souberam reconhecer todo o investimento entregue a cada um de nós.

Poderia ficar horas falando da minha infância, mas prefiro reverter as palavras para o livro do qual estou escrevendo. Será um romance em 3 fases, numa trilogia. Nele trabalho a ficção misturada a realidade. Antes do meus 50 anos pretendo, se Deus quiser, pretendo publicá-los. Nesse meio tempo, venha cutir o meu blog, construido entre emoção, contos e poesias. E jamais posso esquecer da nossa adorável jabuticabeira, ela ainda está la, porém velhinha e pequenininha. Essa não arreda o pé do quintal nem por decreto... E se ela escutasse e falasse? Poderíamos saber muitas histórias vividas num tempo que não volta mais...

zondag 1 september 2013

"Educar"





"Quando você tem filho pequeno, até os sete anos, você tem que colocar o casaco nele. Dos sete aos 14, você amarra o casaco na cintura e diz: ‘Se esfriar, você usa’. Depois dos 14, você diz: ‘Olha como está o tempo e vê o que você precisa levar’". frase de uma pedagoga

Excelente dizeres de como preparar um filho para o mundo. Devagarzinho, passo a passo, uma criança vai sendo moldada a se tornar independente. A gente torce para que os anos passem de forma bem bonitinha, sem muitos desgastes com essas mentes ávidas a descobrirem o mundo.

Quando os pais conseguem apalpar os exemplos ensinados em casa, lá fora, a relação se fortalece. Interessante é deixar claro para um filho, de que o lugar de desabafos e/ou possíveis tristezas é ao lado de quem o mais ama: pai e mãe! E subentenda-e também irmãos.

É dever daqueles que o gerou, ensiná-lo o valor do respeito, solidariedade e fraternidade.
No meu modo de ver, pai e filho passam por situações conjuntas de eterno aprendizado. E penso que os filhos não devem sentir fragilizados quando um pai e/ou mãe demonstram alguma tristeza, ou caem em choro. Por que não mostrar para um filho que pai e mãe sofrem? Somos super heróis, mas carregamos naturalmente alguma frustração no decorrer da vida. Filho tem que aprender a ser forte com os pais. E devem enxergar que nem tudo é flor na vida. E se pinta sofrimento, não quer dizer que isso seja terrível, arrasador de sonhos. Embora a dor possa provocar uma tempestade, dias melhores, enraizados de esperança chegarão mansinho, nos refazendo em função da alegria.

Uma semana iluminada a todos!