zondag 1 september 2013

"Educar"





"Quando você tem filho pequeno, até os sete anos, você tem que colocar o casaco nele. Dos sete aos 14, você amarra o casaco na cintura e diz: ‘Se esfriar, você usa’. Depois dos 14, você diz: ‘Olha como está o tempo e vê o que você precisa levar’". frase de uma pedagoga

Excelente dizeres de como preparar um filho para o mundo. Devagarzinho, passo a passo, uma criança vai sendo moldada a se tornar independente. A gente torce para que os anos passem de forma bem bonitinha, sem muitos desgastes com essas mentes ávidas a descobrirem o mundo.

Quando os pais conseguem apalpar os exemplos ensinados em casa, lá fora, a relação se fortalece. Interessante é deixar claro para um filho, de que o lugar de desabafos e/ou possíveis tristezas é ao lado de quem o mais ama: pai e mãe! E subentenda-e também irmãos.

É dever daqueles que o gerou, ensiná-lo o valor do respeito, solidariedade e fraternidade.
No meu modo de ver, pai e filho passam por situações conjuntas de eterno aprendizado. E penso que os filhos não devem sentir fragilizados quando um pai e/ou mãe demonstram alguma tristeza, ou caem em choro. Por que não mostrar para um filho que pai e mãe sofrem? Somos super heróis, mas carregamos naturalmente alguma frustração no decorrer da vida. Filho tem que aprender a ser forte com os pais. E devem enxergar que nem tudo é flor na vida. E se pinta sofrimento, não quer dizer que isso seja terrível, arrasador de sonhos. Embora a dor possa provocar uma tempestade, dias melhores, enraizados de esperança chegarão mansinho, nos refazendo em função da alegria.

Uma semana iluminada a todos!






Geen opmerkingen:

Een reactie posten