donderdag 29 augustus 2013

"Para morrer, basta está vivo..."



A morte é inevitável, mas quando ela bate de frente sem nenhuma cerimônia, o castelo dos que ficaram, desmorona instantaneamente, e sem dó.
Acredito que ninguém está preparado para essa situação. Independente de qualquer religião, ou até quem não acredita em nada, não consegue disfarçar a dor indiscreta causada aos entes amados.

É assustador ter que receber uma notícia totalmente inesperada de que alguém próximo se foi, assim como um objeto descartável. Nasceu, cresceu, casou, teve filhos, criou os filhos, ganhou 3 lindos netos se aposentou com 63, antes um pouco da idade normal para obter a pensão, e num piscar de olhos, de férias, andando de bicicleta com a esposa perto da Alemanha, tem um treco forte de doloroso, e morre...
Quer dizer, na hora em que esse homem está pronto para curtir a vida, depois de ter usado toda a sua energia em trabalho, esforço para vencer em todos os sentidos, simplesmente tudo se põe fim.

Mas como assim? Não existe mais o Henny? Pô, mas o nosso cunhado nem estava doente... pelo contrário, vendia saúde.
Ai você me responde: "Assim que acontece muitas vezes, é a vida... não tem muito como explicar".
Eu já vou adiante, e imagino o papo dele diante a Deus ou ao 1o anjo que for recebê-lo: "O Sr. pode me explicar o que eu estou fazendo aqui?"
"Sim, por que até hoje de manhã eu não tinha nada... estava curtindo um belo passeio de bicicleta com a minha adorável esposa". "Não, espera aí, eu não posso ter morrido, me belisca, isso só pode ser um pesadelo..."."E agora, como posso deixar a minha esposa,os meus filhos, noras e netos assim na mão?"
O anjo que não estava vestido de anjo, responde:
"Henny, o momento exato de cada um partir é único, e intransferível". "Mesmo você ter sido pego de surpresa, e a sua morte ter tirado o chão daqueles que te amam, não sei como te explicar, você saberá na medida em que conviver com as outras "pessoas" aqui nessa sua nova jornada, numa nova dimensão. O fato é que a sua hora foi agora, foi hoje, nem mais um minuto a mais...".

Agora volto a respirar fundo, e vou lá fora molhar o jardim que está seco e ardente por água.
Henny, ainda não realizei a sua morte, somente amanhã vou percebê-la na intimidade do seu corpo deitado, e sem vida, sem energia, como um boneco. Meu querido Henny, molhei as hortências lá fora com o maior respeito a elas. Imaginei que você se transformou em uma delas... Elas estavam murchas, necessitando de água, agora que elas se levantaram, elas voltaram a ficar lindas, encantadoras! Você se foi inesperadamente, está triste, mas tenho certeza que daqui a pouco você continuará brilhando, como sempre afetuoso com a gente, um homem brilhante. Sempre pronto a ajudar, ensinou muita coisa para cada um de nós, principalmente para os seus cunhados, e claro, meu marido, que o conheceu quando ele tinha 13 anos. As minhas lembranças que eu levo comigo de você são as melhores. Quando eu te perguntei sobre os seus netinhos, a sua face alegre me convenceu o tanto que deve ser bom ser vovô. Na festa da Corrie e Wilhem, observei a sua carinha de satisfação, vendo a gente dançar, levantar e sentar novamente na cadeira: eu, Wim Schaerfers,Corrie e mais alguém... Era lindo ver a sua satisfação em ver o outro feliz.

Caro amigo Henny, vá com Deus, e esteja certo de que a morte não é o fim...'
Vamos cuidar da Margreet, e do Jan e Ben. e dos seus netinhos com todo o carinho!
E os seus doadores estarão lhe agradecendo por você ceder o que não é mais seu, mas a partir de agora, de alguma forma, parte do seu corpo continuará vital entre nós.
Arrebenta ai onde você estiver, assim como foi com a sua passagem nesse mundo aqui. Arrebenta no sentido maior de doar, cultivar o bem... Meu querido, sua missão foi cumpridissima, embora que curta... Rápida, porém imensa em bondade. Nós todos te amamos, fique bem, Adriane

2 opmerkingen:

  1. Puxa, é triste mesmo perder alguém tao perto assim sem explicaçao. Fica como uma coisa inacabada, um momento de silencio da natureza. Muita força Adri, poetica sua despedida ao Henny, muito bonito o que vc escreveu, me emocionei e estou aqui te escrevendo e enxugando uma lágrima teimosa que teima em rolar. Vou acender uma velinha e fazer uma oraçao para a alma do Henny ir em paz e para a familia que fique também em paz. Beijo

    BeantwoordenVerwijderen
  2. E como é triste, Aninha... Dá um aperto no coração só de lembrar da voz dele... Obrigada por acender uma velinha e orar por ele. beijo!

    BeantwoordenVerwijderen