maandag 26 augustus 2013

"O melhor amigo..."


Fui criada perto de animais de estimação. Passei a minha infância correndo entre jabuticabeira, mangueiras e goiabeiras.
Morávamos numa casa ao lado da casa dos meus avôs. E desde pequenininha via alguns cachorros vira-latas pelo quintal a fora. Mas uma cadela achada pelo meu pai nas redondezas do bairro me marcou pra vida toda...

Aparecida, o nome dado por papai, a essa cadela pastora alemã misturada com vira-lata, proporcionou alegrias indescritíveis nas cabecinhas de 4 criaturas inocentes: eu e os meus irmãos.
Minha avó reprovou o nome do bichinho desde o início: "Jacy, como você pode usar o nome de uma Santa num cachorro?"
A gente ria do diálogo entre os dois. Diálogo quase desastroso. Por um fio, a minha avó não perdia a paciência com o meu pai...

Era tão lindo a empatia do papai com a Aparecida. O quintal era enorme, não é que a bichinha sentia os movimentos do dono dela, há uma distância de uns 2 km. Papai abria o portão de entrada, e lá vinha a nossa "irmãzinha"mais nova. Parecia que havia um imã entre ela e o homem racional que a amava. Sério, nunca presenciei um amor terno como o desses dois...

Certo dia, Aparecida foi atravessar a rua movimentada, de frente a mercearia dos meus pais. Ela foi atropelada, e bateu a cabeça fortemente contra o vidro do carro. Foi horrível, muito doloroso para toda a família. E por algum milagre vindo de alguma força externa, Aparecida sobreviveu. Depois de alguns dias, ela se recuperou, e voltou a andar mancando, porém com os olhos caídos, e exausta, enferma.

Há dois anos, eu, filhas e marido resolvemos comprar um cachorro. Depois de várias recusas minhas, porque o meu marido sempre mostrou interesse para ter um filhotinho. Eu resisti muito, principalmente porque aqui na Holanda, um cão fica quase que o tempo todo na sala da sua casa. Embora temos jardim, na maioria das vezes o clima frio e chuvoso, não permite que o animal passe um bom tempo lá fora. Com todas as objeções impostas até a diferença cultural, decidi abrir mão dos contras, e dei um sinal verde para que o Gerard, meu amado, comprasse o novo membro da família.

Estivemos perto da Alemanha, depois que vimos um anúncio de um criador de "Golden Retriever". Assim que chegamos lá, vimos 7 filhotinhos fofos dessa raça. Era impossível não se apaixonar, super dóceis, pareciam bichinhos de pelúcia.
Logo escolhemos qual seria o nosso. Saimos de lá, acertando o dia exato de pegar o bebê. O cachorrinho precisava desmamar, e depois de 6 semanas, viajávamos novamente para esse canil, e pegávamos o "Zico". As nossas filhas junto com o pai escolheram o nome. Eu consenti, embora gostava mais de "Senna". De qualquer forma, os dois foram personalidades ilustres. Já me sentia feliz pelas meninas saberem mais sobre atletas e/ou corredores que contribuiram para positivar o Brasil de alguma forma perante a mídia internacional.

Em agosto de 2011, Zico veio para casa. Eu fui a responsável em ensiná-lo a fazer as necessidades nas ruas, nos lugares certos. Recolhia os cocôs, cuidava dos pêlos e banhos do nosso novo filho.
Recordei diversas vezes, da doçura da Aparecida. Me rendi aos encantos de um ser irracional, que tem mil coisas para nós ensinar. Aprendi a ficar mais calma, a não gritar com as filhas adolescentes. É, porque se alguém grita mais alto, o Zico olha para todos presentes com a carinha assustada. Ai, dá até vergonha. Receber carinho de um animal impensante quando eu chorava, triste por alguma coisa. De mansinho, o meu amigo de 4 patas, chegava pertinho, sem latir, apenas ficava paradinho, me dando força naquele momento difícil.

Hoje crio uma festa para o meu, o nosso melhor amigo: Zico! Ele completou 2 anos no dia 14 de julho. Na verdade, já é um adolescente de 14 anos, de acordo a idade canina. Zico é o nosso amor! A festa que preparei para ele será regada com ossos de brinquedo, convidados legais, uns 5 cães para correr, brincar, morder, rosnar, correr mais uma vez. Essa festa será na floresta de Amsterdã que fica há uns 8 km daqui. Zico poderá beber água dos canais da floresta, gastar energia toda com algo que ele ama: espaço e mato! E no fim, ganha da "mãe" um amasso bem dado. E certamente, já sinto a lambida de retribuição no meu rosto. Um cão nos ensina o que a gente jamais pensa em aprender com um ser irracional. Para entender, tem que ter um... Não tem explicação, tem que sentir...

Zico, muitos mimos! Trago uma torta de biscoito canino só para você se divertir no SEU dia!
Parabéns amigo querido! Aposto que se a Aparecida tivesse por aqui, ela amaria ser a sua namorada... E vocês iriam se dar muito bem!
"Mamie"

1 opmerking:

  1. linda foto de vc com o Zico. Amei, pura felicidade e cumplicidade entre ele e vc. Declaraçao de amor a ele vc fez, hein. Linda!

    BeantwoordenVerwijderen