donderdag 22 augustus 2013

Fui lá levar a menina ao encontro na praça. Cheguei em casa, subi e fui falar com a filha mais nova.
Essa está com quase 14 anos, uma menina moça, que ainda não ficou moça. E nem tem pressa para isso.
Ser mãe de meninas, uma já moça, e a outra, quase... é um desafio constante.

É um desafio gostoso, entre curvas derrapantes sob o caminho, muitas vezes estreito, e por vezes, escuro.
Sim, porque os hormônios navegam como capitães em mar aberto.
Por hora, são valentes, furacões, e em certos momentos, fazem com que a adulta próspera encontre calmaria no colo da mãe, ou do pai.

As filhas se entregam ao acalento das amizades. E a senhora mãe ora para que os ventos sopram a favor da dignidade. Afinal, amizade é coisa séria. E quando pinta um(a) amigo(a) duvidoso(a), o ser vulnerável entra em jogo, e pode ser perigoso, muito assustador.

Ser mãe de futuras mulheres é um compromisso escandaloso de bom. São tantas energias diárias cumprindo aviso: "olha mamãe, estou crescendo, sou quase adulta".
E num piscar de olhos, vimos que elas não precisam tanto mais da gente... Não precisam, mas utilizam sem querer do nosso afago, e inconscientemente, de nossas broncas. Dialogar é um som agradável que toca ao ouvidos das meninas. Às vezes, pode soar ruído ríspido, mas que promove o amor. E esse fala mais alto.

Ser filha de uma mãe dócil é se sentir segura, amada, protegida... O resultado do amanhã? Não precisa esperar para saber... Está ai, no dia-a-dia, no sorriso contagiante de uma para outra, de mãe e filha. Vamos colhendo flores no olhar plantado em forma de jardim. Jardim encantado de curiosidade, desabrochando aos poucos no rosto de cada uma das minhas meninas moças. Ah, quase mulheres! ;) hehehehe

4 opmerkingen:

  1. Que texto lindo sobre a própria experiencia na maternidade. Adriane você foi muito feliz quando você escreve também a vulnerabilidade das novas etapas da mocinha em questão.

    BeantwoordenVerwijderen
  2. Mais uma declaraçao de amor. Ser mãe nao é fácil, mas é lindo e gratificante mesmo. É um aprendizado eterno. Beijocas

    BeantwoordenVerwijderen
  3. Obrigada, amigas! Vcs me entendem pq vivem de certa forma, cenas parecidas com os seus filhos. Mas me diz: é maravilhoso ser mãe, né? Cada fase, novo conhecimento. bjos!

    BeantwoordenVerwijderen
  4. Obrigada, amigas! Vcs me entendem pq vivem de certa forma, cenas parecidas com os seus filhos. Mas me diz: é maravilhoso ser mãe, né? Cada fase, novo conhecimento. bjos!

    BeantwoordenVerwijderen