maandag 19 augustus 2013

"Pai, 80 anos"

No dia 4 de julho meu pai fez 80 anos. Como moro fora, resolvi criar uma forma de presenteá-lo com autenticidade.

Por coincidência ou não, a inspiração surgiu num momento calmo ao amanhecer num hotel em Albufeira quando estávamos de férias. Foi num domingo, dia de comemoração dos dias dos pais no Brasil.
Exatamente no dia 11 de agosto de 2013.

Em janeiro, quando eu, meu marido e filhas estivermos de férias em Belo Horizonte, vou pedir a Cristiane, minha irmã gêmea, para ceder a casa dela como o local para que a família se reúna em comemoração novamente, desta vez comigo, do aniversário do meu pai. Sim, pois os outros 3 filhos já saíram para almoçar, e também presentearam o nosso pai por essa data tão importante.


O dia será grande, vamos por etapas:

Por volta do meio-dia, meu pai e sua esposa Aurora chegarão na casa de Cristiane e Marcos.
Com todos o membros da família presentes, faremos um lanche bem gostoso, super saudável, e com enfeites e balões alegrando a casa.
Depois do descontraído lanche, eu entregarei para o meu pai, uma cesta de presentes contendo 6 itens dentro.

Em seguida, pedirei ao papai que jogue um dado. Em cada caixinha estará escrito um número.
Se ele rodou o dado, e esse parou no número 2, por exemplo, papai terá que abrir o presente de nr 2!
E 2 significa na verdade 20. O que aconteceu de interessante na vida do meu pai quando ele estava entre 20 e 29 anos?
Ai que vem a parte criativa: nós filhos podemos imaginar ene coisas que marcaram o meu pai quando ele tinha 21 anos, em 1954. Nenhum de nós era nascido, ele ainda era solteiro, e nem sonhava em conhecer a minha mãe. Mas podemos descobrir que algo bem bacana aconteceu com ele nesse ano...
Numa conversa rápida pelo telefone, será fácil arrancar do meu pai, algum detalhe da sua vida que o marcou, e o fez feliz. Digamos que com 21 anos ele conseguiu o seu 1o emprego...
Acho que ele trabalhou na Cemig, então posso conseguir uma foto da cemig nessa época, e inventar um presente que faça o papai se emocionar.

Continuamos a brincadeira, papai gira novamente o dado, e esse cai no nr 3. Que significa os anos 30!
Que lindo, quando papai tinha 30 anos, ele tornou-se pai! Pensei em colocar uma foto dele com a minha irmã Juliene, a 1a filha do meu pai. Além da foto, acrescentarei um poema bem doce que fala da magia em ser pai pela 1a vez.... nesse momento setá difícil as lágrimas não se derramarem...

Ao som uma música baixinha de fundo na sala, sob os olhares carinhosos dos filhos, o Sr. Jacy jogará o dado novamente. E o dado cai no nr 6, suponhamos. O número maior do dado. Ah, esse será bem descontraído, papai tornou-se vovô com 55 anos, dai as 6 netas juntamente com a colaboração do Júlio, meu cunhado, com um instrumento musical, órgão, cantarão uma música bonita, suave para o avô. Não será possível ensaios nesse dia, então a improvisação entrará em cena sem sentimento de vergonha. A idéia é a espontaneidade.

Depois que todos os números sairem, um por um, cuidadosamente trabalhados pelos 4 filhos.
Digo, devemos usar a criatividade no seu teor máximo: abusar de fotos, desenhos, músicas, gestos, frases e poemas.

Entre as décadas de 10 a 60 os presentinhos serão retirados da cesta na ordem que o dadinho cair.
E as décadas de 70 e 80? O que faremos?
Bom, a partir desse momento, papai terá que voltar a ser criança, e vai ter que procurar pela sala os 2 últimos presentes que estarão devidamente escondidos por nós.
Vamos supor que ele encontre o nr 7. Ele o abrirá, e ganhará um livro que eu comprei numa catedral em Lisboa, cujo ator foi o Papa Bento. O nome do livro é "A infância de Jesus". De fácil leitura, e com um assunto bem nos conforme para um leitor que acabou de completar 80 anos.

Finalmente, papai achará pela sala o presente nr 8. E essa é a data tão esperada: a comemoração dos 80 anos de um pai, avô e bisavô. O que aconteceu nessa última década na vida de nosso pai?!
Claro, houve momentos de dor, sofrimento e perdas. Mas aqui só valem a fantasia e a alegria.
Vamos contagiar o nosso pai com lembranças boas de um passado distante. Ofertando-lhe paz, amor no dias de hoje. O futuro? Certamente pertence a Deus, mas por que não tentarmos cultivar carinho entre nós irmãos? E consequentemente, plantarmos girassóis no coração do nosso pai.
E ele perceber que é amado, e importante para todos os filhos.

Depois de terminada essa tarde, vamos todos jantar num restaurante mineiro, por exemplo.
Na volta, por volta das 22 hs, deixamos papai e Aurora na casa deles. E quando eles estiverem entrando na sala, um músico tocará uma bela música que fechara a noite com chaves de ouro.





Geen opmerkingen:

Een reactie posten